quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Refletindo sobre projetos na escola

            REFLETINDO SOBRE PROJETO NA ESCOLA

A escola de hoje é a mesma de ontem?  Sala de aula, carteiras enfileiradas ou não, quadro negro, giz, alunos e professor, é uma coisa relativizada e não será abandonada, pois o professor detém um conhecimento científico maior e é normal que ele exponha uma aula. Só que isso não pode imperar o tempo inteiro. Em um mundo cada vez mais globalizado é fundamental que diferentes dinâmicas ocorram em sala de aula, utilizando as novas tecnologias como estratégia cognitiva de aprendizagem, de forma integrada ao projeto pedagógico para se aproximar dessa nova geração que está nos bancos escolares.
            O principal objetivo ao adaptar a tecnologia ao currículo escolar está na utilização dessas tecnologias como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, onde o educando tenha a possibilidade de utilizá-la como ferramenta que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento, além da função de prepará-lo para uma sociedade informatizada. Assim, dentro da sala de aula o educando estará conectado com o mundo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

“Avaliando as aulas com o uso do Laptop”

“Avaliando as aulas com o uso do Laptop”

            As aulas com o uso do Laptop obtiveram sucesso, atingindo todos os objetivos almejados.
            Os educandos demonstraram muito interesse e com o “Jogo da Forca” e realizaram a atividade com atenção.
            O que mais os fascinou foi no momento em que não conseguiam descobrir a palavra da forca, pois faltava o conhecimento sobre o assunto. Nesse momento fiz a intervenção mostrando-lhes a possibilidade de pesquisa  na internet,  numa nova guia, para descobrirem a resposta. Observaram muitos links de informações, percebendo que a leitura é fundamental para verificação do texto correto para a informação que os auxiliariam na respostas. Em muitos casos necessitaram da minha intervenção, mas conseguiram construir o conhecimento e concluir a palavra da forca.
            A maioria dos educandos demonstraram interesse e  anotaram os sites utilizados na atividade, pois perceberam que este os auxiliará na  melhoria de seu conhecimento em sala de aula.

Plano de aula com o uso do laptop

ESCOLA :  Escola Municipal Armelindo Tonon
TURMA:   Sala de Recurso Multifuncional – 3º, 4º e 5º ano
DATA:    15\08\2011 (3º ano),   16\08\2011 (4º ano)   e   17\08\2011 (5º ano)
CARGA HORÁRIA:   Duas aulas ( 100 minutos)

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
·         Concentração;
·         Atenção;
·         Percepção;
·         Discriminação Visual.

CONTEÚDOS:
·         Leitura;
·         Interpretação;
·         Expressão Gráfica;
·         Vários Suportes de Textos
·         Análise Linguística.

OBJETIVOS:
·         Desenvolver a concentração, atenção, percepção e interesse buscando a aquisição do conhecimento, atendendo as diferentes situações de ensino surgidas;
·         Valorizar a leitura como fonte de informação interagindo com diferentes  tipologias textuais;
·         Compreender o sentido das mensagens escritas, identificando os elementos implícitos de acordo com as exigências da atividade proposta;
·         Proporcionar interação com a tecnologia e seus benefícios.

METODOLOGIA:
·         Ação atitudinal:  desafio que faça o educando sentir-se seguro da própria capacidade de construir o conhecimento, utilizando a pesquisa na internet em busca de soluções.
·         As atividades propostas serão realizadas na internet:
1º)  Os educandos acessarão a Internet;
2º) Digitarão o site www.coquetel.com.br, clicando no link “jogos pedagógicos”, na categoria “infantil”, no nível “fácil, no “Jogo da Forca”;
3º) Digitação das letras que compõem a palavra da Forca, seguindo a dica;
4º) Utilização da pesquisa no caso de desconhecimento da palavra, seguindo a ordem abaixo:
-Abrindo nova guia;
-Digitando o site WWW.google.com.br ;
-Entrando no site e digitando a dica da forca e fazendo a pesquisa;
-Leitura e interpretação dos diferentes textos para comparação com a dica da forca, quantidade de letras e letras já digitadas;
-Voltando na Forca e digitando as letras da palavra descoberta.
5º) Repetição dessas ações de acordo com o desenvolvimento do educando, fazendo as intervenções necessárias de acordo com as dificuldades de cada um.

AVALIAÇÃO:
            Será uma avaliação sistemática, contínua e diagnóstica, que se realizará num processo de interação professor\aluno, partindo do conhecimento que cada educando já tem, buscando chegar a competência desejada.
            Contando com a participação crítica e responsável do educando, buscando um efetivo diálogo e envolvimento com a atividade proposta, por  meio de:
·         Participação;
·         Colaboração;
·         Interesse;
·         Desenvoltura;
·         Capacidade de observação;
·         Questionamentos.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Perguntas

                            Perguntas
                 “As perguntas movem o mundo”.
É uma situação-problema que se organiza em torno de um obstáculo, levando a um procedimento de pesquisa onde o educando  constrói seu conhecimento através de um clima investigativo  que envolve, motiva e os ajuda a compreender idéias.
Se o educando obter as respostas prontas não desenvolverá a arte de pensar, criar e descobrir o novo. Apenas reproduzirá o que já foi pensado por ele. Portanto, o questionamento leva o educando a pensar e buscar suas próprias respostas, assim construirá sua aprendizagem.
O educando não é um papel em branco, tem suas experiências do cotidiano. Esse processo deve partir de um questionamento para alavancar a coleta de dados sobre o assunto em questão, diagnosticando o que ele sabe sobre e fazendo um levantamento das dúvidas. Posteriormente, inicia-se o processo de investigação, buscas e descobertas através da análise dos fatos, experiências e comparações que movem para uma aprendizagem construída solidamente.
O papel do educador é gerenciar todo esse processo de construção  da aprendizagem, tendo sempre em mente:
1º) Questionamento
2º) Experimentação
3º) construção do conhecimento.

Perguntas