ESCOLA MUNICIPAL ARMELINDO TONON
PROFESSORA: Jucinara Cararo Ribas
PÚBLICO ALVO: 2º, 3º, 4º e 5º anos da Sala de Recurso Multifuncional
PERÍODO: de 30/05/2011 à 03/06/2011
OBJETIVOS:
_Desenvolver habilidades em manusear o Laptop;
_Aprender a ligar e desligar;
_Aprender a utilizar as ferramentas: MÁQUINA FOTOGRÁFICA, KWORD, TUX PAINT, TUX TYPING, TUX MATH
__Arquivar as atividades e verificar o arquivo.
1ª Etapa:
_ Ligar e desligar o computador;
2ª Etapa:
_ Máquina Fotográfica:
_Tirar foto ;
_Verificá-la no arquivo.
3ª Etapa:
_Kword:
_Abrir a ferramenta pela tela do leptop ou pelo metasys (pesquisa), digitar e salvar em Documentos, abrindo uma pasta com o nome do aluno, verificar este arquivo;
2º ANO:
- Escrever o nome completo, digitar o alfabeto maiúsculo e minúsculo; palavras que já sabe escrever;
3º, 4º, 5º ANO:
- Escrever o nome, alfabeto maiúsculo e minúsculo, digitar uma história (literatura infantil) da sua escolha.
PERÍODO: 06/06/20011 ATÉ 10/06/2011
4ª ETAPA:
_TUXPAINT:
_ Ligar o laptop, ir em "Pesquisar", digitar TUXPAINT
_Carimbar as figuras a escolha do aluno;
_ Registrar a escrita:
2ºANO:
- Primeira letra de cada figura (pré-silábico), escrita das palavras (silábicos e alfabéticos);
3º, 4º e 5º ANOS:
_ Produção de frase para cada figura carimbada;
_Criar imagens, paisagens e outros, utilizando quaisquer itens que o Tux Paint oferece
PERÍODO: 13/06/11 até 17/06/11
5ª ETAPA:
TUX (jogos diversos)
-Ligar o laptop;
- ir em pesquisa e digitar o nome do jogo (TUX MATH, TUX TYPING);
- Os jogos serão realizados respeitando os níveis de aprendizagem de cada aluno e série em que atua
2º ANO:
TUX TYPING
-Cascata de Peixes: Nível fácil
-Destrutor de cometas: piloto, alfabeto e/ou palavras curtas;
3º ANO:
TUX TYPING
-Cascata de Peixes: nível médio
-Destrutor de Cometas: piloto, palavras de tamanho médio;
TUX MATH
- Operações de adição;
-Operações de subtração.
4º e 5º ANO:
TUX MATH
-Operações Aritméticas;
Operações de adição;
-Operações de subtração;
-Operações de multiplicação;
-Operações de divisão.
AVALIAÇÃO:
_Entendimento das regras no uso do leptop e a aprendizagem no manuseio das ferramentas, sendo uma avaliação imediata com intervenções necessárias de acordo com as dificuldades específicas.