Plano de aula para trabalhar as ferramentas do laptop


ESCOLA MUNICIPAL ARMELINDO TONON

PROFESSORA: Jucinara Cararo Ribas

PÚBLICO ALVO: 2º, 3º, 4º e 5º anos da Sala de Recurso Multifuncional


PERÍODO: de 30/05/2011 à 03/06/2011

OBJETIVOS:
_Desenvolver habilidades em manusear o Laptop;
_Aprender a ligar e desligar;
_Aprender a utilizar as ferramentas: MÁQUINA FOTOGRÁFICA, KWORD, TUX PAINT, TUX TYPING, TUX MATH
__Arquivar as atividades e verificar o arquivo.

1ª Etapa:
_ Ligar e desligar o computador;

2ª Etapa:
_ Máquina Fotográfica:
_Tirar foto ;
_Verificá-la no arquivo.

3ª Etapa:
_Kword:
_Abrir a ferramenta pela tela do leptop ou pelo metasys (pesquisa), digitar e salvar em Documentos, abrindo uma pasta com o nome do aluno, verificar este arquivo;

2º ANO:
- Escrever o nome completo, digitar o alfabeto maiúsculo e minúsculo; palavras que já sabe escrever;

3º, 4º, 5º ANO:
- Escrever o nome, alfabeto maiúsculo e minúsculo, digitar uma história (literatura infantil) da sua escolha.



PERÍODO: 06/06/20011 ATÉ 10/06/2011

4ª ETAPA:

_TUXPAINT:
_ Ligar o laptop, ir em "Pesquisar", digitar TUXPAINT
_Carimbar as figuras a escolha do aluno;
_ Registrar a escrita:

2ºANO:
- Primeira letra de cada figura (pré-silábico), escrita das palavras (silábicos e alfabéticos);

3º, 4º e 5º ANOS:
_ Produção de frase para cada figura carimbada;
_Criar imagens, paisagens e outros, utilizando quaisquer itens que o Tux Paint oferece

PERÍODO: 13/06/11 até 17/06/11


5ª ETAPA:

TUX (jogos diversos)

-Ligar o laptop;
- ir em pesquisa e digitar o nome do jogo (TUX MATH, TUX TYPING);
- Os jogos serão realizados respeitando os níveis de aprendizagem de cada aluno e série em que atua

2º ANO:
TUX TYPING
-Cascata de Peixes: Nível fácil
-Destrutor de cometas: piloto, alfabeto e/ou palavras curtas;

3º ANO:
TUX TYPING
-Cascata de Peixes: nível médio
-Destrutor de Cometas: piloto, palavras de tamanho médio;
TUX MATH
- Operações de adição;
-Operações de subtração.

4º e 5º ANO:
TUX MATH
-Operações Aritméticas;
Operações de adição;
-Operações de subtração;
-Operações de multiplicação;
-Operações de divisão.



AVALIAÇÃO:
_Entendimento das regras no uso do leptop e a aprendizagem no manuseio das ferramentas, sendo uma avaliação imediata com intervenções necessárias de acordo com as dificuldades específicas.